TUDO SOBRE DESODORANTES

Tudo sobre desodorante

Normalmente, ninguém dá a devida atenção para esse pedaço do corpo embaixo dos braços e que de vez quando fica com um cheiro horrível. É só dar uma passada daquele desodorante ali da estante, aquele mesmo, que já tá tudo certo”. Bom, se você pensa assim, esse texto quer te convencer do contrário. Pode até parecer frescura, mas a gente não deveria renegar o cuidado com as axilas, e talvez o desodorante “ali da estante” não seja o ideal para você.

Existem diversos tipos de desodorante, e, claro, a solução ideal varia de pessoa pra pessoa, dependendo da fragrância preferida, do tipo de pele e da propensão a transpirar.

De onde vem o mal cheiro?

Ao contrário do que diz o senso comum, o suor não tem um cheiro próprio - nem ruim nem bom. O mal odor associado ao suor é causado por bactérias que se alimentam do suor e liberam esse cheirinho ruim. Como o suor se acumula embaixo do braço, que é uma região pouco ventilada e com mais glândulas sudoríparas, a coisa é pior por ali.

E sim, todo mundo tem bactérias na pele, e isso é perfeitamente normal. As bactérias em nossa pele geralmente não produzem um odor perceptível, mas quando o suor está presente essas bactérias começam a se multiplicar rapidamente, liberando um ácido responsável pelo odor desagradável.

A diferença entre antitranspirantes e desodorantes

De maneira geral, os antitranspirantes são desodorantes, mas nem todos os desodorantes são antitranspirantes. Faz sentido?

Vamos explicar melhor: A função dos desodorantes é evitar o cheirinho ruim de suor - para isso, costumam conter em suas fórmulas certos tipos de álcool e compostos vegetais bactericidas - ou seja, substâncias que impedem o crescimento das bactérias que causam o mau odor. Já os antitranspirantes trabalham para evitar o próprio suor, e conseguem isso por meio de ingredientes (normalmente sais de alumínio) que “bloqueiam” os poros das axilas impedindo que elas “suem”.

Alguns produtos são apenas desodorantes, enquanto a grande maioria dos produtos vendidos como antitranspirantes cumprem as duas funções. Ainda assim, eventualmente esses termos são usados como sinônimos, para facilitar na hora da busca por produtos.

Aqui na Men’s Market, na hora de navegar pelos produtos, escolhemos adotar apenas o nome desodorante, e explicar na descrição do produto se ele cumpre a função de antitranspirante – a maioria – ou é só desodorante mesmo.

Mas… Suar não é importante?

Sim, muito importante, pois regula a temperatura do corpo e ainda ajuda a eliminar certas toxinas. Mas você não precisa se preocupar demais com isso, usar antitranspirantes não vai te prejudicar. Afinal de contas, você continuará suando pelas outras regiões do seu corpo.

A importância de suar para o seu corpo

Pensa que a pele é o seu maior órgão, e você tem glândulas sudoríparas espalhadas por cada canto seu. Dessa forma, o suor pelas axilas representa bem pouco perto do suor eliminado toda hora pelo resto do seu corpo, e que você nem percebe pois é mais espalhado.

O melhor tipo: SPRAY, STICK, COPORAL ou ROLL-ON?

Antes de entrar nessa discussão, vale lembrar que spray e roll-on são apenas formas de aplicação, e daí é você que decide a mais confortável. Eficácia já é outro assunto, que envolve a quantidade de sais de alumínio presente na composição do antitranspirante. Alguns médicos dizem que o ideal é 10% desses sais na composição total, podendo chegar a 12% ou 13% para quem transpira mais.

Spray

Os antitranspirantes em spray (aerosol) são uma boa pedida pela praticidade, já que secam super rápido. No entanto, se você tem muitos pelos na axila, é melhor ficar longe deles, já que frequentemente os ingredientes ativos podem ser barrados nos pelos sem chegar de fato a pele.

Desodorantes Aerosol Old Spice, Gillette e Adidas

Roll-On

Desodorantes Roll-on, Old Spice e Alva for Him

São aqueles aplicados com uma ponteira esférica, que distribui o produto pela axila. O primeiro antitranspirante nesse formato foi o da marca Ban, que surgiu nos Estados Unidos em 1952.

Podem até ser menos práticos que os antitranspirantes em spray, pois demoram mais para secar. Dependendo do produto, vai demorar um pouco mais ou muito mais. No entanto, a fórmula entra em contato com a pele mais facilmente.

Sticker

Sticker Roll-on, Old Spice e Alva for Him

Eles não são os mais usados, mas também não são os menos eficazes. Uma grande vantagem dos desodorantes do tipo “stick” é a secagem. Diferente dos outros desodorantes, os stick costumam secar bem rápido, facilitando muito na hora de se vestir. Boas opções de desodorantes do tipo “stick” são os da Ban.

Desodorante corporal (Spray Corporal)

Desodorantes Corporal Old Spice

A grade maioria dos caras ainda fazem confusão com o desodorante corporal e não vem muita diferença entre ele e o tradicional spray antitranspirante. Eles podem ser usados separados ou em conjunto com o desodorante corporal. Tem duração média de 24 horas.

Desodorante em cristal

Se você procura por um produto inovador e de qualidade, o desodorante em forma de cristal é perfeito pra você. Ele ajuda a criar uma camada que além de diminuir a transpiração, dura até 24 horas. A vantagem? E pode durar até dois anos, sendo usado diariamente.

Desodorantes Cristal

Alergia?

Muitos homens são alérgicos a antitranspirantes que contenham álcool - leia-se, grande parte deles. Mas calma, já existem diversas opções que não causam irritações, voltadas para quem tem pele sensível e alergias a esse ingrediente. Recomendamos o Vichy Homme para Peles Sensíveis, ou o Vichy para Peles Irritadas, ambos sem álcool.

Outra alternativa são os desodorantes naturais. Nesse caso, são produtos que funcionam só como desodorantes mesmo, evitando o mal-cheiro, mas continuam deixando sua axila suar normalmente. Não são antitranspirantes. Como existe uma corrente na dermatologia que recomenda que somente homens com problemas de excesso de suor usem antitranspirantes, esses desodorantes vem ganhando mais espaço no mercado. Os da vez são os desodorantes em cristal.

Desodorantes em Cristal

Com uma proposta mais orgânica e vegan, os desodorantes em cristal conquistaram diversos clientes exatamente por não conterem álcool e, principalmente, porque também não contém alumínios (em busca de uma vida mais natural e com menos químicos, algumas pessoas querem evitar que o corpo absorva alumínio - uma substância que, comprovadamente, nós não precisamos, e certos médicos recomendam evitar).

Na verdade, dizer isso é simplificar um pouco as coisas: os desodorantes em cristal não possuem Cloridrato de Alumínio, Cloreto de Alumínio, ou outros sais presentes em antitranspirantes - moléculas pequenas e que podem ser absorvidas pela pele. No entanto, são feitos basicamente de alúmen de potássio (sulfato duplo de alumínio e potássio) ou alúmen de amônio (sulfato de alumínio e amônio) - sais minerais naturais que contém alumínio, mas cujas moléculas são muito grandes para serem absorvidas por sua pele. Portanto, um alumínio bem menos prejudicial que o alumínio presente nos antitranspirantes.

Esses sais têm propriedades bactericidas naturais, ou seja, impedem que as bactérias presentes na pele se multipliquem e causem o mau-odor associado ao suor. Como os sais presentes nos desodorantes em cristal são solúveis em água, é só molhar a ponta deles - que vem sequinhos, na forma de cristal mesmo - e passar embaixo do braço para formar uma fina camada protetora invisível na axila. Em outras palavras, é o fim do cheiro ruim embaixo do braço.

Vale lembrar que os desodorantes em cristal padrão da Alva (os de embalagem azul) não possuem fragrâncias, enquanto os da linha For Him possuem uma aroma masculino bem suave.

Os Desodorantes em Cristal possuem seus variantes em outros formatos, para quem não se adapta bem ao cristal em si. A duração do produto, no entanto, varia. Enquanto o Cristal pode durar até dois anos, sendo usado diariamente, os desodorantes dessa mesma linha no formato spray ou no formato roll-on costumam durar de 4 a 5 meses, usados diariamente. Todos eles tem um tempo de ação de 24 horas.

MMKT Comércio de Prod. de Beleza e Serv. de Cab. S.A. - © 2017 - Direitos Reservados - CNPJ: 15.481.147/0001-18 Atendimento por telefone: de Segunda a Sexta, das 9h às 19h - Telefone: (11) 5506-3152