O Cuidado Certo Para Cada Tipo de Pele

Muito homens ainda acham que os cuidados básicos com a pele são desnecessários, que não representam algo dentro do grupo de coisas masculinas a se fazer. Já outros, acham que pele de homem é tudo igual, e consequentemente, os mesmo produtos têm o mesmo efeito.

Enquanto o primeiro grupo é um tanto quanto sem salvação, o Blog da Men’s traz informação para o segundo grupo, já que a etnia e cor de pele de cada um tem influências sobre suas necessidades, sendo necessário reconhecer quais os cuidados que cada um deve ter, de acordo com a pele branca, negra, e amarelada, já que a melanina represente grande parte da diferença entre os tipos de pele, mas não todas elas.

Embora a pele masculina tenda a ser mais oleosa e grossa, entre elas, existem grupos com maior espessura e oleosidade. Por exemplo, brancos costumam ter a pele menos oleosa, o que os torna menos suscetíveis a ter espinhas do que os negros, que costumam ter a pele com maior oleosidade. No entanto, a pele negra tem a vantagem de ser menos agredida pelo sol, o que diminui as chances de câncer de pele e de marcas de expressão, também causadas pelo sol, que são comuns na pele branca.

Já os orientais, por questões genéticas, costumam ter muito colágeno na pele, tendo menos expressões de idade ainda, assim como são têm a pele mais grossa e oleosa do que os caucasianos. No entanto, sua pele ainda sofre mais com a exposição ao sol do que a pele negra.

As únicas desvantagens da pele negra são a oleosidade, que além de gerar espinhas, causa foliculite e dá maior chance de pelos encravados. Além disso, a hiperpigmentação (excesso de melanina) que algumas vezes causa manchas e marcas.

Sendo assim, é importante levar esses detalhes em consideração no momento de escolher seus produtos de cuidados básicos e em como usá-los. Seguem algumas necessidades para cada pele:

Branca

Como costumam ser mais secas, o uso de hidratantes, principalmente faciais, é muito importante. Sempre depois de lavar o rosto, pela manhã e pela noite, passe o hidratante para cuidar da pele. Além disso, para os brancos, a loção pós barba é ainda mais importante, porque costumam ser mais sensíveis no momento após o barbear. Além disso, usar cremes anti-idade para combater marcas de expressão é uma boa prevenção para rugas e marcas possíveis.

pelebrancaHidratante Facial Neutrogena | Vito The After Shave | Fluído Anti-Idade Roc

Negra

Por terem tendência a serem mais oleosas, a espoliação e limpeza da pele negra são muito importante para evitar a foliculíte e pelos encravados, especialmente causados pelo barbear. Esfolhie e lave duas vezes ao dia. O uso de géis e espumas para barbear também é importante para criar um movimento mais macio e menos agressivo, diminuindo as chances de pelos encravados.

pelenegraEsfoliante Facial Vito The Men’s Scrub | Gel de Limpeza Facial Dr Jones | Espuma de Barbear Dove Men Care

Amarelas

Peles amarelas têm bastante colágeno e não precisam de muitos cuidados quanto a marcas de expressão, mas também precisam de limpeza para evitarem a oleosidade excessiva e de cuidados no momento de se expor ao sol, precisando de filtro solar diário.

peleamarelaSabonete facial Clinique For Men | Protetor Solar Neutrogena | Hidratante para o Contorno dos Olhos Neutrogena

É importante lembrar que todos precisam de tais cuidados, no entanto, indicamos maior atenção com as necessidades especiais de cada tipo de pele.