Cultivar a barba pode te trazer alguns benefícios, como fazer uma diferença visível no formato e estilo do seu rosto além de que, se você morar em áreas de tempo instável (como o daqui de São Paulo), a barba se torna um protetor natural contra o frio. Infelizmente, nem tudo é 100% perfeito e uma bela barba requer um pouco de esforço e cuidados específicos.

pelosmacios

Para início de conversa, precisamos entender que os pelos da barba são bem diferentes dos fios de cabelo, por isso os cuidados também são distintos. A principal preocupação que você deve ter com a sua barba é a textura dos pelos.  Os pelos costumam provocar um pouco de coceira quando estão crescendo, e isso pode ser prevenido também se seus pelos forem mais macios. Além disso, você não quer que as pessoas que tocarem sua barba sintam-se incomodadas com pelos ressecados e duros, ou então que sua namorada ou namorado fique com a pele vermelha por ter encostado na sua barba. Alguns métodos podem te ajudar a alcançar uma barba macia ao toque, olha só:

Lave sua barba com frequência

pelosmacios1

Sua barba entra em contato diariamente com a poluição, comida, óleos, etc. Por isso é importante limpá-la com um shampoo específico para a barba de duas a três vezes por semana, para se livrar de todas as impurezas. Nada de usar aquele sabonete que você usa no banho, isso pode ressecar os fios e deixá-los quebradiços.

Apare menos

O contato dos pelos com qualquer tipo de lâmina, seja tesoura, navalha ou aparelhos de barbear, deixa a extremidade dos fios mais afiadas, com potencial de irritar o seu rosto e o dos outros. Deixar sua barba crescer por um tempo e apará-la com menos frequência reduz esse problema e também o risco de lesões na pele. Então, se você é um dos sortudos que não precisa aparar a barba diariamente para o trabalho, siga essa instrução.

Escove e desembarace os fios

pelosmacios2

Muitas vezes os pelos da barba começam a formar alguns nós e parecem um verdadeiro ninho de pássaros. Por isso é tão importante carregar consigo um pente para barba. Os pentes e escovas de cabelo costumam ter as cerdas mais próximas umas das outras, o que dificulta muito na hora de pentear a barba, já que os pelos dessa região tendem a ser mais grossos. Os dentes separados dos pentes para barba desembaraçam os fios sem puxá-los e deixam o toque bem mais agradável.

Assim como o seu cabelo, você pode (e deve) modelar sua barba

pelosmacios3

O desenho da sua barba é muito importante e, já que você se preocupa tanto com os produtos para deixar seu cabelo com o estilo que mais gosta, por que não se preocupar também com o formato da sua barba? Se você prefere um visual bem natural, um óleo para barba é o suficiente. Ele te ajudará a deixar os pelos macios e hidratados, além de que ficará bem mais fácil domá-los. Se você curte aqueles bigodes a la Salvador Dalí, uma cera para barba e bigode toma conta do recado. Mas lembre-se que ambos os produtos você deve aplicar na extensão dos fios, procurando manter certa distância da pele para que não deixe-a oleosa ao longo do tempo.